Pela 1ª vez, o concurso saiu da cidade de Nova York.
Realizou-se no dia 25 de setembro de 1971 em Paris, França e o Mr. Universe IFBB 71 (organizado por Serge Nubret), também foi realizado na mesma arena do Mr.Olympia IFBB 71.
Neste Olympia, Arnold competiu por unanimidade.
Serge Nubret (Vice Presidente Europa IFBB), Arnold e Joe Weider (fundador IFBB)
Sérgio Oliva apresentou sua candidatura para concorrer em julho, porém mais tarde foi desclassificado e suspenso por 1 ano, após competir no Mr. Universo Pro NABBA 71 na semana anterior.
Oliva, agora supervisionado por Arthur Jones, envia uma carta de desculpas ao Congresso IFBB e é autorizado a apresentar apenas uma sessão de exposição para a multidão.
Ken Waller (Overall) e Roy Callendar (2º cat. média) do Mr. Universe Amador NABBA 71, foram igualmente impedidos.
Callendar porém, após mensagem de pesar para o Congresso IFBB foi autorizado a permanecer diretor IFBB de Barbados, sua terra natal.
Franco Columbu, mesmo com o apelo de Arnold, também foi desqualificado para participar de uma competição profissional. Perdendo inclusive o título de Mr. Universe IFBB 71.
Aparentemente, devido à entrada de Franco no Mr. Mundo AAU 1970, no qual ele foi classificado como Pro.
Assim, se Franco ganhou o seu "cartão pro" no Mr. Universe IFBB 70 (4 e 5 setembro), por que ele entrou no Mr. Mundo AAU (19 de setembro)?
Então ele seria inelegível para competir como amador no Mr Universe IFBB 71, com a declaração oficial de Ben Weider de regras pró e amador, estabelecidos nesse evento.
Franco Columbu apenas como "exposição"
Este foi o primeiro ano que a IFBB instituiu a sua regra de desqualificar concorrentes que competem em eventos não-autorizados (por exemplo, para organizações rivais, como o NABBA ou AAU).
A medida foi necessária para provar que a IFBB iria cumprir a Constituição e dar-lhe a paridade com outras organizações internacionais de atletismo oficial.
"Se a musculação tornar-se um evento dos Jogos Olímpicos de 1976, deve ter uma divisão de amadores e deve ter regras e regulamentos especificando quem é elegível ou não para competir nas categorias amador e profissional", insistiu o presidente Ben Weider IFBB no discurso de abertura do concurso.
Congresso da IFBB durante as competições de 1971 na França
Nota: Nesse congresso países como Brasil, Polónia, Espanha e Inglaterra, tiveram adesão solene na IFBB.
Mr. Universe IFBB 71
Classe média e Overall:
Albert Beckles, Inglaterra (centro)
Classe curta:
Giuseppe Deiana, Holanda (esquerda)
Classe Alta:
Helmut Riedmeir, Alemanha (direita)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente. Sua opinião é importante!